Voar versus dirigir – sobre perigos e mitos

Pode me chamar de nerd, mas cada vez que escuto a confirmação que voar é mais seguro que andar de carro, fico curioso para saber da onde vem os estatísticas e fatos que compõem a base desta tese. E então resolvi estudar um pouco, e descobri mais uma vez como estatísticas são fáceis de serem manipuladas. Especialmente nos Estados Unidos, especialistas variando entre o ´National Transportation Safety Board´ e algumas Universidades variam de maneira interessante, embora as aparentes contradições são mais resultado de abordagem do que de fatos numéricos. Depois de consultar tais fontes, cheguei a minhas conclusões pessoais, que estou feliz em compartilhar:
Em primeiro lugar, é verdade que voar é mais de mil vezes mais seguro do que andar de carro, se o critério for ´quilometragem versus acidentes´.
Mas isto pode não ser uma comparação justa; afinal, uma ida-e-volta sobre o Oceano Atlântico equivale uma quilometragem que muitos motoristas não alcancem num ano inteiro.
Vamos então estreitar o filtro para viagens versus acidentes. Ou seja: uma ida de carro para o shopping center está igual a uma viagem de férias com avião.
Aqui, voar ainda é centenas de vezes mais seguro, embora não mais milhares.
Mas talvez nem isto seja uma comparação justa. Afinal, é fácil sofrer um pequeno acidente de carro sem ferimentos, enquanto acidentes aéreos tem a feia tendência de serem mortais.
Estreitamos então as comparações para viagens versus acidentes fatais. Em outras palavras: Ao entrar num carro, qual é o risco de não mais sair vivo em comparação com um avião?
Mesmo neste critério, o avião ganha, embora apenas com margem decepcionante. Talvez de um para dez num ano sem grandes desastres aéreas, e menos num com.
Peço desculpas as pessoas que não ajudei a superar seu medo de voar com as informações acima, mesmo mantendo o avião como meio de transporte mais seguro em todas as comparações.
Para gente com medo de voar, posso talvez acrescentar uma pequena compensação: Mais de 80% dos acidentes aéreas ocorrem na decolagem ou aterrissagem. Com este dado, podem pelo menos relaxar um pouco mais durante o resto do voo.
Hans Mulder